Pedagogia

A Creche Popular da Idanha e Jardim de Infância defende uma Perspetiva Construtivista do ensino e da aprendizagem.

Uma pedagogia que encara a criança com direitos e como agente do seu próprio processo de Desenvolvimento e Aprendizagem. 

Assim, é nossa intenção que a prática pedagógica da Instituição responda à complexidade da sociedade, das nossas crianças e das suas famílias, cada uma com necessidades e interesses diferentes. 

Apesar de não existir um Modelo Curricular definido pela Instituição, cada Educadora de infância tem liberdade para ter o seu modelo. Toda a equipa se define por acreditar na importância da Aprendizagem Ativa, de dar voz às crianças e de acreditarmos que têm os seus conhecimentos e conceções sobre o mundo envolvente. 

Por isso, a nossa prática pedagógica tem por base modelos curriculares como Metodologia High Scope, Pedagogia de Projeto e Movimento da Escola Moderna – MEM

Independentemente do modelo curricular que privilegiamos em sala, sabemos que cabe ao educador de infância e, de modo alargado, à equipa de sala, observar, planificar e avaliar, sempre numa perspetiva de melhoria constante da prática. 

O ambiente educativo assume igualmente um papel fundamental. Deve ser pensado de forma a promover a aprendizagem ativa da criança, a exploração dos materiais e o incentivo pela descoberta. Deve ser alvo de reflexão constante e alterado, sempre que fizer sentido para as crianças e a equipa de sala. 

Em síntese, os nossos princípios orientadores e os modelos adotados pretendem também fundamentar a importância do trabalho com as famílias e da sua participação ativa na nossa vivência escolar.

O NOSSO PROJETO EDUCATIVO

“O Projeto Educativo é o documento que consagra a orientação educativa da escola, elaborado e aprovado pelos seus órgãos de administração e gestão para um horizonte de três anos, no qual se explicitam os princípios, os valores, as metas e as estratégias segundo as quais a escola se propõe cumprir a sua função educativa” (Decreto Lei 115-A/98, art.º 3º, n. º2, al. a)

O Projeto Educativo surge como um elemento regulador da nossa Instituição. Pretende especificar a nossa organização educativa enquanto estabelecimento com características próprias e estabelecer os objetivos que a comunidade educativa pretende alcançar. De 2021 a 2024 teremos por base o tema “Um encontro com a Natureza, pelo olhar da criança.” O Projeto Educativo encontra-se disponível para consulta na nossa Instituição.